Para quem mais entende do assunto, dicas de profissional trazem saúde como solução, e não problema; veja quais hábitos praticar
“Fechar a boca”, “ir mais à academia”, “perder uns quilos”. Quase que um carma todo início de ano, as resoluções de saúde que surgem com a chegada de mais 12 meses de oportunidades para se praticar a mudança – seja ela qual for – às vezes só funcionam no papel. Na vida real, a preguiça acaba dominando a vontade de mudar. Porém, é necessário desacelerar e começar a focar naquilo que realmente importa.
Esta é a opinião de Gabriela Marcelino, a nutricionista de 27 anos doutoranda em Saúde. Para ela, um 2021 com mais saúde envolve pequenas mas grandes mudanças que não precisam ser tudo de uma vez, mas graduais. A começar por tirar o “detox” da cabeça.
“Simplesmente porque ele não funciona. Pelo menos não como as pessoas imaginam. Não existe isso de um ‘botão reset’ ou alimento milagroso. E não é por que você consome querendo eliminar algo que o seu corpo também vai trabalhar dessa forma”, afirma.
Para Gabi, o que mais se precisa é cultivar bons hábitos alimentares durante o ano todo e não apenas quando o “calo apertar”.
“O correto é ter de hoje aos próximos meses uma alimentação equilibrada e variada. Consumir frutas, hortaliças, leguminosas, cereais integrais e boas fontes de gordura devem ser feito diariamente e não apenas após exageros.
Confira outras 6 dicas valiosas para se ter mais saúde em 2021:
1) Consuma mais alimentos in natura
“Basicamente, coma mais frutas e vegetais (no mínimo 3 porções ao dia) em sua forma natural e fuja sempre dos alimentos ultraprocessados. Mas neste primeiro momento não se preocupe com as quantidades, o importante é incluir gradualmente novas opções e descobrindo outras mais. Minha dica é que a cada mês experimente algo novo e faça preparações diferentes daquilo que a princípio não gostou”, sugere a nutricionista.
2) Consuma mais água
“Manter-se hidratado é fundamental pois auxilia em todos os processos do nosso corpo. As pessoas limitam-se a beber água apenas quando sentem sede”, lamenta. Mas acrescenta: “lembre-se que sucos e chás não substituem a água no dia a dia, mas podem ajudar inicialmente”. Então, eis algumas sugestões de Gabriela de como consumir mais água na rotina:
– Coloque alarmes ao longo do dia;
– Tenha sempre uma garrafinha por perto;
– Inclua frutas e outras bebidas naturais;
– Experimenta água saborizada.
3) Organize a semana
“Não se esqueça de você! Você deve ser o seu principal compromisso. Organize a semana e inclua o autocuidado. Coloque na ponta do lápis o planejamento das refeições, o momento de ir às compras, de se exercitar e até mesmo ler um bom livro. Faça da organização um hábito”, comenta.
4) Fique em movimento
“Para o corpo e para a mente, valem os exercícios físicos e atividades para se manter em movimento”, pontua. Mas alerta: “não se limite apenas a tradicional academia! Opções como ioga, dança, corrida, ciclismo e caminhadas também são bem-vindas. Consulte um educador físico e faça tudo sempre certinho”.
5) Durma melhor
“De nada adianta tudo o que já foi falado sem uma boa noite de sono. Nosso corpo merece tempo de se recuperar, reorganizar e recarregar as energias para o novo dia”, garante. Aqui vão algumas dicas de Gabi:
– Estabeleça horários para dormir e acordar;
– Evite o consumo de cafeína no período da tarde;
– Não consuma alimentos pesados à noite;
– Pratique atividade física;
– Prepare o ambiente para uma noite de sono agradável;
– Evite ficar no celular ou notebook pelo menos 1 hora antes de deitar.
6) Persista
“Mudar hábitos antigos é difícil, afinal se trata de um processo. Mas, uma vez que se sai da zona de conforto, o resultado fica cada vez mais próximo. Faça um passo de cada vez! Não se cobre, julgue ou se baseie nos outros. Simplesmente persista”, finaliza.
Fonte: Campo Grande News