As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. Elas são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de preservativo.

As IST podem se manifestar por meio de feridas, corrimentos e verrugas anogenitais, entre outros possíveis sintomas, como dor pélvica, ardência ao urinar, lesões de pele e aumento de ínguas.

São alguns exemplos de IST: herpes genital, sífilis, gonorreia, tricomoníase, infecção pelo HIV, infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV), hepatites virais B e C.

As IST aparecem, principalmente, no órgão genital, mas podem surgir também em outras partes do corpo (ex.: palma das mãos, olhos, língua). A preocupação é para o ano todo, mas é no Carnaval que o numero de casos aumenta. A elevação do número de exames laboratoriais após o evento são indícios que essas infecções se espalham mais facilmente nessa época festiva.

Algumas IST podem não apresentar sinais e sintomas, e se não forem diagnosticadas e tratadas, podem levar a graves complicações, como infertilidade, câncer ou até morte. Por isso, a grande importância em realizar exames laboratoriais para verificar se houve contato com alguma pessoa que tenha IST, após ter relação sexual desprotegida.

A Centerlab possui em seu portfólio testes imunocromatográficos que utilizam antígenos ou anticorpos como moléculas de captura e detecção com alta sensibilidade e especificidade. Muito práticos e rápidos, são realizados em uma única etapa, assegurando resultados mais precisos.
HIV Triline
Kit para determinação qualitativa e diferencial de anticorpos anti-HIV-1 e anti-HIV-2, separadamente, em amostras de soro, plasma ou sangue total por método imunocromatográfico. O Imuno-Rápido HIV Triline é um teste imunocromatográfico que determina qualitativamente a presença de anticorpos contra proteínas recombinantes correspondentes às glicoproteínas gp-41 e gp-120 do HIV-1 e à glicoproteína gp-36 do HIV-2
em amostras de soro, plasma ou sangue total.

Sífilis Total
Kit para determinação qualitativa de anticorpos (IgG e IgM) anti-Treponema pallidum no soro, plasma ou sangue total, por método imunocromatográfico. Utiliza uma dupla combinação de antígenos de Sífilis que permite detectar qualitativa e seletivamente os anticorpos anti-T. pallidum de diferentes classes (IgG e IgM) em soro, plasma e sangue total.

HBsAg
Kit para determinação qualitativa do antígeno de superfície do vírus da hepatite B (HBsAg), por método imunocromatográfico, usando anticorpos mono e policlonais imobilizados na membrana para identificação seletiva de HBsAg em amostras de soro. O Imuno-Rápido HBsAg é um teste para determinação qualitativa da presença de HBsAg em soro, que utiliza uma combinação de anticorpos monoclonais e policlonais para detecção seletiva de níveis elevados de HBsAg.

HIV/Sífilis ECO Teste
Ensaio imunocromatográfico para detecção qualitativa e simultânea de anticorpos específicos para HIV-1, incluindo subtipo O, HIV-2 e Sífilis (Treponema pallidum).

HCV
O Imuno-Rápido HCV é um teste imunocromatográfico para determinar qualitativamente a presença de anticorpos anti-HCV em amostras de soro, plasma e sangue total.

Referencias:
– https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/i/ist
– Vigilância Epidemiológica Ministério da Saúde (www.gov.br)
– Imuno-RÁPIDO – Reagentes – Wama Diagnóstica (wamadiagnostica.com.br)
– ecodiagnostica.com.br/diagnostico-rapido/categoria/doencas-infecciosas/