centerlab_102

 

EDITORIAL

  A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids) é uma doença provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) que ataca o sistema imunológico e deixa o corpo suscetível a diversos tipos de infecções.

   Antes de qualquer coisa, é importante entendermos que HIV e Aids não são a mesma coisa. HIV é o vírus e Aids é a doença provocada pela ação deste vírus no organismo. Nem todas as pessoas que têm HIV vão, necessariamente, desenvolver Aids ao longo da vida.

  Essa doença já foi cercada de mitos que sobreviveram aos quase 40 anos desde que o primeiro caso de Aids chegou aos noticiários. Tratada na época como um “câncer gay”, por ter acometido principalmente homens homossexuais, hoje sabe-se que a doença não faz distinção de qualquer natureza, seja sexual, de raça, gênero ou classe social.

Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV)

  O HIV é um vírus que se espalha através de fluídos corporais e afeta células específicas do sistema imunológico, conhecidas como células CD4, ou células T. Sem o tratamento antirretroviral, o HIV afeta e destrói essas células, tornando o organismo incapaz de lutar contra infecções e doenças. Quando isso acontece, a infecção por HIV leva à AIDS.

   O HIV possui uma progressão bem documentada. Se não tratado, o HIV é quase universalmente fatal porque ele eventualmente destrói o sistema imunológico. A progressão da doença pode ser descrita da seguinte forma:

Infecção Aguda:

   Entre 2 e 4 semanas depois da infecção pelo HIV, podem aparecer sintomas similares ao da gripe. Essa fase é denominada síndrome retroviral aguda (ARS) ou infecção HIV primária, e é a resposta natural do corpo à infecção por HIV. No entanto, nem todas as pessoas desenvolvem a ARS.

   Durante esse período de infecção, grandes porções do HIV estão sendo produzidas no corpo, por isso, nessa fase a possibilidade de transmissão do HIV é maior.

   Eventualmente, a resposta imune começará a trazer a carga viral de volta para um nível estável. Assim, a contagem de células CD4 começará a crescer, mas não voltará, necessariamente, aos níveis normais anteriores à infecção.

Fase Assintomática – Latência Clínica (Inatividade ou Dormência):

   Esse estágio costuma ser chamado de infecção HIV assintomática ou infecção HIV crônica. Durante essa fase, o HIV ainda está ativo, mas se reproduz em níveis muito baixos. O indivíduo pode não apresentar nenhum dos sintomas, nem ficar doente durante esse tempo.

   Para as pessoas que não estão em tratamento, essa fase pode durar dias ou até uma década. Durante esse período, o infectado ainda é capaz de transmitir HIV para outras pessoas. Indivíduos que adotam uma terapia antirretroviral (ART) podem viver sob a latência clínica por várias décadas, mas ainda assim podem transmitir a doença, mesmo que os riscos sejam bastante reduzidos.

   Entre o meio e o fim desse período, a carga viral começa a crescer e a contagem de células CD4 começa a diminuir. Enquanto isso acontece, podem começar a aparecer sintomas do HIV, uma vez que o sistema imunológico se torna fraco demais para se proteger.

Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS):

   Esta é a fase da infecção que ocorre quando o sistema imunológico está seriamente danificado e o corpo se torna vulnerável a infecções e cânceres relacionados a infecções. Quando o número de suas células CD4 cai abaixo de 200 células por milímetro cúbico de sangue (200 células/mm3), é considerado que o paciente progrediu do HIV para a AIDS. (A contagem normal de CD4 fica entre 500 e 1.600 células/mm3).

   O diagnóstico de AIDS também pode ser feito se o paciente desenvolver uma ou mais das chamadas doenças oportunistas (Candidíase, Herpes, Citomegalovirose, Pneumonia, Toxoplasmose, Tuberculose, entre outras.), independentemente de sua contagem de CD4.

   Sem tratamento, as pessoas que são diagnosticadas com AIDS normalmente sobrevivem cerca de 3 anos. Uma vez com uma doença oportunista perigosa, a expectativa de vida sem tratamento cai para cerca de 1 ano.

Transmissão e Prevenção:

   Somente em secreções como sangue, esperma, secreção vaginal e leite materno, o vírus aparece em quantidade suficiente para causar a infecção. Pode haver a transmissão através de relação sexual (heterossexual ou homossexual), ao se compartilhar seringas, em acidentes com agulhas e objetos cortantes infectados, na transfusão de sangue contaminado, na transmissão vertical da mãe infectada para o feto durante a gestação ou o trabalho de parto e durante a amamentação.

   Para evitar a transmissão, recomenda-se o uso de preservativo durante as relações sexuais, a utilização de seringas e agulhas descartáveis e o uso de luvas para manipular feridas e líquidos corporais, bem como testar previamente sangue e hemoderivados para transfusão. Além disso, as mães HIV-positivas devem usar antirretrovirais durante a gestação para prevenir a transmissão vertical e evitar amamentar seus filhos.

Epidemiologia:

   A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que desde o início da epidemia, em 1981, até os dias atuais, cerca de 35 milhões de pessoas morreram doenças relacionadas a Aids. Este é quase o número atual de indivíduos que vivem com HIV — as estimativas da OMS dão conta de 36,7 milhões de soropositivos no mundo inteiro.

 

HIV_BRASIL

 

No Brasil, houve um aumento dos casos notificados de HIV em 2016 de aproximadamente 4% em relação a 2015, no entanto, parte desse aumento pode ser explicado pela notificação obrigatória implementada em 2014.

 

Aids_Brasil

Apesar do aumento das notificações por HIV, os casos de Aids caíram, já que as notificações ocorrem quando o indivíduo tem o vírus, mas não desenvolveu a doença. O Ministério da Saúde faz uma diferenciação entre esses dois dados.

Tratamento:

   O tratamento é feito com a Terapia Antirretroviral (ART). Esses medicamentos são distribuídos gratuitamente nas unidades de saúde e possibilitam ao indivíduo uma expectativa de vida praticamente normal.

   Não existe cura para a Aids, isso porque o comportamento do vírus no corpo é bastante complexo. A grande jogada do HIV é a forma como ele se reproduz. Dentro do HIV, há o RNA e a transcriptase reversa, uma proteína que ajuda o RNA, que é um material genético simples de uma fita só, a se transformar numa dupla fita assim como o DNA.

   Quando o vírus entra em contato com uma célula, a transcriptase entra em ação. O RNA ‘se fantasia’ de DNA para poder entrar na célula sem ser notado. Assim, o RNA ‘fantasiado’ entra no núcleo da célula e fixa-se no DNA, em nossa carga genética que há todas as nossas informações. Num piscar de olhos, a célula se tornou uma máquina de fazer novos vírus que vão infectar outras células da mesma maneira. É por isso que não há cura: os pacientes ficam com seus materiais genéticos infectados com os materiais genéticos dos vírus, e destruir o material genético do paciente não é uma boa ideia.

   Apesar disso, os esforços da Ciência em tentar reverter e até curar a AIDS têm sido notáveis. A 21º Conferência Internacional de AIDS, realizada em 2016 na África do Sul, anunciou um medicamento que impede a infecção do vírus através de vacinação tendo como foco as pessoas mais vulneráveis. O remédio Truvada também vêm sendo apontado como um método preventivo eficaz junto com a camisinha.

Diagnóstico:

    A Centerlab realiza grandes parcerias para melhor atender seus clientes. A Eco Diagnóstica é uma delas. Uma empresa referência em diagnósticos rápidos, que disponibiliza no mercado kits de detecção rápida, simples e confiável da presença de anticorpos do HIV em apenas 20 minutos, a partir de coleta de sangue ou por fluido oral.

HIV DETECT ORAL 

HIV Detect Oral ECO Teste
Detecção Qualitativa de anticorpos do HIV1 e HIV2 em amostras de Fluido Oral.

HIV 1 e 2 ECO Test
Detecção Qualitativa de anticorpos do HIV1 e HIV2 em amostras de soro, plasma e sangue total.

HIV 4 LINE

HIV 4-Line Eco Teste
Detecção Qualitativa e específica dos subtipos HIV1, HIV2 e Grupo O em amostras de soro, plasma e sangue total.

Referências:
http://www.aids.gov.br/pt-br/publico-geral/o-que-e-hiv
https://unaids.org.br/estatisticas/
https://www.bio.fiocruz.br/index.php/sintomas-transmissao-e-prevencao-hiv-dpp
https://www.ecodiagnostica.com.br/produtos