Autora: Jessyca Silva

Imagine um diagnóstico rápido, preciso e ao alcance das mãos. Com os avanços da tecnologia médica, os testes Point-of-Care (POC) revolucionam a forma como os profissionais de saúde tomam decisões, permitindo intervenções  mais ágeis e eficazes.

Os testes POC são caracterizados por sua capacidade de fornecer resultados rápidos e precisos no local de atendimento, sem a necessidade de enviar amostras para laboratórios externos. Isso significa que os profissionais podem tomar decisões sobre as intervenções imediatas, reduzindo o tempo de espera e promovendo uma assistência mais eficiente, personalizada e centrada no paciente.

Dentre as metodologias disponíveis para testes POC, neste boletim abordaremos a imunofluorescência direta.

Baseia-se em uma técnica de imunoensaio de fluorescência em amostras de sangue total, soro e plasma humanos, utilizando um antígeno marcado com fluorescência que se liga aos anticorpos IgM/IgG formando assim os complexos imunológicos. A imunofluorecência direta é mais adequada para análises rápidas e simples de antígenos conhecidos, nas quais um único marcador é suficiente.

Fonte: https://www.scielo.br/j/abd/a/MTFwJfDtGwdGSpRgjWG4wty/?

Diferente de outras metodologias, como ELISA ou imunocromatografia, a imunofluorescência direta oferece maior sensibilidade e especificidade, permitindo a detecção de biomarcadores em níveis mais baixos. Além disso, sua aplicação em testes rápidos viabiliza um diagnóstico precoce e mais confiável.

O equipamento Finecare permite a realização de testes por imunofluorescência e conta com uma vasta lista de marcadores que podem ser analisados.
Inflamatório: Procalcitonina, PCR, (hsPCR+PCR);
Coagulação: One Step D-Dímero, D-Dímero;
Cardíaco: One Step NT-pro Bnp, NT-pro-BNP, BNP, Troponina I, CK-MB massa, Troponina I**, CK-MB massa**, Mioglobina**, Mioglobina, One Step TroponinaT;
Tumoral: AFP, PSA Total, CEA, PSA Livre;
Metabólito: HbA1c;
Renal: Cistatina C, NGAL, Microalbumina;
Doenças Infecciosas: SARS-CoV-2 IgM/IgG, SARS-CoV-2 Antígeno, SARS-CoV Anticorpo RBD;
Ósseo: Vitamina D;
Hormônios: β-HCG, FSH, LH;
Hormônios: T3, T4, TSH, Cortisol.

Além de oferecer resultados ágeis e facilitar o acesso ao diagnóstico, essa tecnologia requer pequenas quantidades de amostra, melhora a qualidade do atendimento e proporciona maior precisão no monitoramento da condição clínica do paciente.

A Centerlab, comprometida com a inovação e a excelência diagnóstica, disponibiliza os analisadores Finecare, que combinam tecnologia de ponta e precisão nos testes Point of Care.

Finecare FIA Meter II Plus SE

Finecare FIA Meter Plus

Imagine um diagnóstico rápido, preciso e ao alcance das mãos. Com os avanços da tecnologia médica, os testes Point-of-Care (POC) revolucionam a forma como os profissionais de saúde tomam decisões, permitindo intervenções  mais ágeis e eficazes.

A seguir, compartilhamos um relato de um de nossos clientes que adquiriram recentemente nossos equipamentos. Este depoimento reflete sua experiência óbvia com os produtos e a maneira como eles têm impacto
positivo em suas operações. Agradecemos à CLÍNICA EM FORMA – ESTÉTICA E SAÚDE INTEGRATIVA pela confiança e pelo feedback sincero, que nos incentiva a continuar oferecendo soluções de alta qualidade no apoio ao diagnóstico.

A inovação na saúde integrativa já é uma realidade! Há algum tempo, eu buscava um equipamento que atendesse às minhas necessidades dentro da consulta farmacêutica, proporcionando praticidade, agilidade e segurança nos resultados — tanto para mim quanto para o paciente.

Com a implementação do Finecare Plus, os benefícios foram muito além da praticidade e agilidade. Houve uma valorização significativa da consulta, um direcionamento mais preciso e adequado para a abordagem a ser seguida com o paciente, além de um aumento no faturamento. Isso ocorreu tanto pela realização dos exames diretamente na clínica quanto pela adesão mais rápida e segura dos pacientes aos tratamentos propostos.

Além disso, as terapias injetáveis passaram a ser aplicadas de forma mais eficaz, baseadas nos resultados dos exames, o que possibilitou diagnósticos mais completos e personalizados. Com essa evolução, clínicas e profissionais da saúde podem oferecer atendimentos mais assertivos, promovendo uma experiência de cuidado mais humanizada.

A tendência é que a saúde integrativa continue crescendo, tornando-se cada vez mais acessível e essencial para quem busca bem-estar de forma abrangente e inovadora.

Dra Maiara Rodrigues
Farmacêutica Integrativa e Esteta
Especialista em fisiologia Hormonal e Metabolica
Mestre em Medicina estética
Membro do Grupo Técnico de farmacêuticos estetas do CRF-ES
Referências:
– https://www.scielo.br/j/abd/a/MTFwJfDtGwdGSpRgjWG4wty/?format=pdf, acesso em 11/03/2025.

A ciência por trás dos testes rápidos: como eles são desenvolvidos e validados, acessado em 12/03/2025 https://celer.ind.br/blog/

Valéria Aoki, Joaquim X. Sousa Jr, Lígia M. I. Fukumori, Alexandre M. Périgo, Elder L. Freitas, Zilda N. P. Oliveira, Imunofluorescência direta e indireta – Direct and indirect immunofluorescence, acessado em 12/03/2025 https://www.scielo.br/j/abd/a/MTFwJfDtGwdGSpRgjWG4wty/?format=pdf

TELELAB; Diagnóstico de Hepatites Virais: Aula 2 – Testes Rápidos; Ministério da Saúde; Secretaria de vigilância em saúde; Universidade Federal de Santa Catarina, acesso em 12/03/2025 https://qualitr.paginas.ufsc.br/files/2018/08/manual_tecnico_hepatites_08_2018_web.pdf

BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Resolução da Diretoria Colegiada – RDC n° 302, de 13 de outubro de 2005  Dispõe sobre Regulamento Técnico para funcionamento de Laboratórios Clínicos. Acesso em 12/03/2025

http://antigo.anvisa.gov.br/documents/10181/5919009/RDC_302_2005_COMP.pdf/bf588e7a-b943-4334-aa70-c0ea690bc79f. Dispõe sobre Regulamento Técnico para funcionamento de Laboratórios Clínicos. Acesso em 12/03/2025 .