A Vitamina D é muito importante para a nossa saúde, sobretudo para o tecido musculoesquelético. Apesar de ser conhecida como uma vitamina, é considerada um pré-hormônio que é principalmente produzido pela pele, em resposta à exposição solar.

A dosagem da vitamina D no sangue é feita mais frequentemente pela avaliação dos níveis de 25-hidroxicolecalciferol (25-OHD), a forma mais abundante na circulação. Tal análise laboratorial permite identificar se sua concentração está dentro do esperado para um organismo saudável ou se existe alguma deficiência em sua concentração.

A vitamina D está associada ao metabolismo do cálcio e portanto, quando deficiente, pode se associar a distúrbios ósseos, a exemplo da osteoporose.

A hipovitaminose D é altamente prevalente e constitui um problema de saúde pública em todo o mundo. Estudos mostram uma elevada prevalência dessa doença em várias regiões geográficas, incluindo o Brasil. Pode acometer mais de 90% dos indivíduos, dependendo da população estudada.

A vitamina D é essencial em funções relacionadas ao metabolismo ósseo, porém parece também estar relacionada na fisiopatogênese de diversas doenças. Em crianças, a deficiência de vitamina D leva ao retardo do crescimento e ao raquitismo. Em adultos, a hipovitaminose D leva à osteomalácia, ao hiperparatiroidismo secundário e, consequentemente, ao aumento da reabsorção óssea, favorecendo a perda de massa óssea e o desenvolvimento de osteopenia e osteoporose. Fraqueza muscular também pode ocorrer, o que contribui para elevar ainda mais o risco de quedas e de fraturas ósseas em pacientes com baixa massa óssea.

O diagnóstico correto dessa condição e a identificação de fatores de melhora ou piora podem colaborar para a elaboração de estratégias mais eficazes para o tratamento das populações de risco, como idosos e mulheres na pós-menopausa.

Como é feito o exame de dosagem de vitamina D?

A coleta é feita como em um exame de sangue comum. É retirada uma pequena amostra de sangue do paciente, preferencialmente da veia do antebraço e o material é enviado para análise em laboratório.

Em geral, recomenda-se ao paciente que informe qualquer medicamento, suplemento ou vitamina em uso antes de realizar a dosagem da vitamina D.

O exame também é conhecido como 25-hidroxivitamina D, 25-hidroxi-colecalciferol ou 25(OH)D.

Quais são os valores normais para os níveis de vitamina D no sangue?

Os valores de vitamina D no sangue recomendados para os diferentes grupos são:
– População saudável (até 60 anos): acima de 20 ng/mL;
– Grupos de risco para perda óssea: 30 a 60 ng/mL;
– Risco de toxicidade e hipercalcemia: acima de 100 ng/mL.

O que é a vitamina D: nutriente ou pré-hormônio?

Embora seja denominada vitamina, conceitualmente se trata de um pré-hormônio. Juntamente com o paratormônio (PTH), ambos atuam como importantes reguladores da homeostase do cálcio e do metabolismo ósseo.

Fontes de vitamina D

A vitamina D pode ser obtida a partir de fontes alimentares, por exemplo, óleo de fígado de bacalhau e peixes gordurosos (salmão, atum, cavala), ou por meio da síntese cutânea endógena, que representa a principal fonte dessa “vitamina” para a maioria dos seres humanos. A tabela abaixo mostra algumas fontes alimentares de vitamina D.


Diagnóstico, como definir uma hipovitaminose D?

Há o consenso de que a 25(OH)D (calcidiol) é o metabólito mais abundante e o melhor indicador para a avaliação do status de vitamina D, classificando-se os indivíduos como: deficientes, insuficientes ou suficientes em vitamina D. Em contrapartida, não há um consenso quanto ao valor de corte para a definição de “suficiência em vitamina D”.

Os valores discutidos na literatura médica, baseados em estudos populacionais com ênfase na homeostase do cálcio e na saúde óssea, variam de 20 a 32 ng/mL (50 a 80 nmol/L). Vários especialistas concordam que, para correção do hiperparatiroidismo secundário, redução do risco de quedas e fraturas e a máxima absorção de cálcio, o melhor ponto de corte de 25(OH)D é de 30 ng/mL (75 nmol/L). Dessa maneira, concentrações séricas abaixo de 20 ng/mL (50 nmol/L) são classificadas como deficiência, entre 20 e 29 ng/mL (50 e 74 nmol/L) como insuficiência e entre 30 e 100 ng/mL (75 e 250 nmol/L) como suficiência. Portanto, concentrações séricas de 25(OH)D abaixo de 30 ng/mL (75 nmol/L) são consideradas por muitos como hipovitaminose D. Esses valores foram reconhecidos pela diretriz da Endocrine Society, porém diferem daqueles aceitos (20 ng/mL) pelo Institute of Medicine (IOM). Na população geral, não há evidência de benefício na mensuração da 25(OH)D devido ao alto custo, porém, segundo a Endocrine Society, para alcançar a melhor saúde óssea, é recomendável a suplementação de crianças até 1 ano com pelo menos 400 UI/dia; entre 1 e 70 anos, pelo menos 600 UI/dia, enquanto, acima dos 70 anos, 800 UI/dia.

A Labtest lança esse produto para que possa atender a demanda atual de cada laboratório, sua metodologia imunoturbidimetria permite que o reagente 1 promove a dissociação da vitamina D das proteínas ligadoras da vitamina D(DBP), presente da amostra, que se ligam nas partículas revestidas com anticorpos anti-vitamina D (Reagente 2), causando aglutinação, que é medido nos equipamentos automatizados em forma de absorbância.

Intervalo Operacional:
O ensaio foi dado como linear entre 7.6 – 147.8 ng/mL

Características de Desempenho
A comparação do método do ensaio foi avaliada seguindo as diretriz CLSI EP9-A3. Um total de 171 amostras de soro foram testadas em comparação com um kit enzimático específico para a quantificação de 25-OH vitamina D. Os resultados para 171 amostras de soro são mostrados na tabela abaixo:

Contribuindo para o sucesso dos negócios de nossos clientes, a Centerlab e juntamente com a Labtest, uma parceria de sucesso, comercializando soluções em produtos e serviços para diagnóstico e pesquisa, tem a satisfação de comercializar equipamentos de bioquímica da linha Labmax e também kits para diagnósticos in vitro com amplo menu de testes, principalmente com o novo produto de lançamento para diagnóstico de Vitamina D.

Referencias:
https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/2016/12/Endcrino-Hipovitaminose-D.pdf
https://www.scielo.br/j/abem/a/fddSYzjLXGxMnNHVbj68rYr/#
https://www.sbp.com.br/src/uploads/2015/02/vitamina_d_dcnutrologia2014-2.pdf.
https://consultas.anvisa.gov.br/#/saude/25351839915202353/?nomeProduto=vitamina%20d%20turbiquest
https://labtest.com.br/.
https://www.centerlab.com/.